• Twiin Jewelry

As diferenças de uma peça em prata e ouro


Na joalheria, os materiais mais usados são os metais nobres devido a sua alta densidade, resistência a oxidação e maleabilidade. Nesse post, gostaria de informar um pouco sobre a diferença entre uma joia feita com prata ou em ouro.

A prata é encontrada na forma de pepitas ou grãos sendo normalmente extraída como subproduto da mineração do chumbo. Possui uma cor cinza e é maleável permitindo que seja laminada em chapas e fios. Como falamos em outro post, por esse metal ser muito macio em seu estado puro, utiliza-se a liga metálica da prata com o cobre para aumentar a dureza e resistência.

O ouro é um metal de coloração amarelada, mais denso, maleável e dúctil que a prata. É comumente extraído em pepitas e também necessita de ligas metálicas de prata, cobre ou níquel para ser mais resistente, dependendo da proporção dos outros metais, temos os diferentes tons de ouro branco ou rosé.

Além das peças que estão no nosso site, fazemos peças personalizadas. Para chegarmos no valor da peça, trabalhamos diretamente com o peso da mesma já que os metais são comprados por gramas.

Lembrando que o ouro tem uma densidade maior, o mesmo desenho, com as mesmas medidas e espessuras, será mais pesado em ouro e proporcionalmente mais caro. Porém como se trata de um material mais duro, nos permite que as estruturas sejam mais delicadas e menos espessas para que essa diferença de valores não seja tão grande.

É importante explicar como seria o banho de ouro em uma peça de prata. O banho é uma camada de metal depositada a partir de um processo químico e que pode sair com o tempo. Para que a peça fique bonita por mais tempo, evite lavar as mãos com as peças e também o uso delas enquanto manuseia produtos químicos, terra, adubos químicos, maquiagem, cremes, tinturas de cabelo entre outros produtos.

Está com alguma dúvida na escolha do material? Compartilha aqui e a gente te ajuda (:


Beijos,

Alana

4 views1 comment
0