• Twiin Jewelry

o que quer dizer prata 950?

Esses dias estava escrevendo mais uma legenda no Instagram e percebi que grande parte das pessoas que trabalham com joalheria descrevem os produtos falando sobre a liga metálica da qual eles são feitos, mas será que vocês que gostam de jóias estão sempre a par do que essas terminologias específicas do mercado significam de fato?


uma liga metálica é composta por dois ou mais elementos químicos sendo ao menos um deles é metal.

existem diversos motivos pelos quais as ligas metálicas são empregadas na indústria.

no caso da Joalheria e, no nosso caso em especial, usamos uma combinação de metais capazes de nos garantir uma performance melhor e resultado estético agradável.


A prata 1000 é a mesma coisa que prata pura, o metal sozinho sem estar aliado a nenhum outro. pela nomenclatura parece ser a mais valiosa e desejável, mas não é muito bem assim que funciona.

Quando pura a prata 1000 não tem dureza suficiente para criarmos peças duráveis.

O que fazemos então é aliá-la ao cobre em pequena quantidade com o intuito de conferir dureza para a liga metálica.

A prata 950 é a mistura de 95%de prata 1000 com 5% de cobre. Usamos essa quantidade mínima nas ligas das nossas peças também.

Na ourivesaria nós fazemos a liga calculando quantas gramas a peça que faremos irá pesar (com sobra para todo processo de acabamento) e assim aplicando as proporções para descobrir as quantidades de cada metal que serão necessárias.

Tudo é devidamente pesado com precisão e depois os metais são derretidos juntos e misturados na fundição.

A beleza da joalheria está nos processos, mesmo com todas evoluções tecnológicas grande parte do processo ainda é pautado no talento e habilidade de ourives dedicados e caprichosos.




tem mais alguma dúvida?


beijos,

amanda




20 views1 comment
0