• Twiin Jewelry

Quais são os principais fatores na criação de uma jóia?

Para desenhar e criar jóias na bancada de ourives ou em 3d para prototipagem é necessário dominar alguns fundamentos prévios.

Cada designer possui uma abordagem para explorar a elaboração de uma peça ou coleção e no nosso caso elencamos 3 fatores que consideramos indispensáveis.

Vamos falar sobre eles?


Primeiramente acho que é necessário conhecer as limitações de cada material que pretende trabalhar. Isso irá ter direta relação com as medidas e espessuras dos designs, ditará qual a melhor maneira de elaborar sua produção, qual a ordem de manufatura e também uma real ideia do produto final.

Trabalhar com joalheria implica em buscar conhecimento sobre os metais e seu comportamento diante de alguns esforços e interações químicas, assim como sobre gemas e pérolas, por exemplo. Esse tipo de conhecimento aliado às técnicas de produção em bancada de joalheria artesanal são indispensáveis.

Nos dias atuais temos o recurso dos softwares e modelagem 3d que são incríveis aliados para desenvolvimento de jóias mais detalhadas e com cravações bem complexas, mas é importante ressaltar que o programa de computador aceita suas idéias sem ter um filtro do que tem potencial para ser funcional ou não. Esse tipo de experiência e curadoria das próprias idéias e vontades é desenvolvido fazendo.

O designer que tem experiência do fazer, de ter investido tempo da sua formação na parte prática com certeza consegue ser mais assertivo e alcançar resultados finais bem próximos aos seus croquis e desenhos.

Portanto, é importante assimilar que como qualquer outro campo de conhecimento a busca por aprender te dá asas para criar. A experiência de observar e executar as etapas da ourivesaria te ajudarão construir uma maneira própria de desenvolver suas idéias.

Após a busca por aprofundamento no mundo teórico e prático da joalheria, acredito ser fundamental para pessoas que trabalham com criação a vontade de estar com o olhar sempre curioso para a vida.

Um repertório próprio é construído em paralelo à formação de qualquer pessoa. Deixe que quem você é, as coisas que aprendeu, os lugares que esteve, as pessoas que ama te mostrem um caminho na sua maneira de projetar que é único.

Sua maneira de olhar o mundo deve estar em constante transformação porquê sempre há sede em buscar mais conhecimento e vivências.

Desenhas jóias é buscar por inovação, emoção, beleza, tecnologia andando em paralelo à tradição. Esse tipo de repertório não se constrói sem se colocar em uma posição de vulnerabilidade com a vida. Permita-se olhar para tudo com curiosidade. Fique atento ao que está acontecendo, sendo produzido e nas novidades do mercado.

E para finalizar, suas jóias são um reflexo do que você considera belo, usável, desejável, estiloso. Use dos seus gostos, das suas vontades e sonhos para construir essas peças.

Aquela vontade que te move a sonhar com algo que ainda não existe, algo que você quer muito usar, são elementos fundamentais para que você se mantenha cheio de idéias e atento.

Enxergar propósito, significado nos seus projetos são a maneira mais bonita de seguir inventando peças novas e fazendo parte da vida de outras pessoas.

A joalheria é uma área cheia de tradição e simbolismo, desde um ateliê pequenininho até grandes nomes do mercado o processo passará sempre por mãos habilidosas, pela sabedoria da experiência, pelo cuidado de estar atento aos mínimos detalhes. Que a beleza do processo se mantenha viva no nosso dia a dia.


beijos,

Amanda

0 visualização
0