• Twiin Jewelry

Vamos falar sobre cores? - parte 01



O cérebro humano entende as cores de formas diferentes, influenciando nas nossas emoções, sentimentos e sensações. A teoria e psicologia das cores é usada na publicidade, moda, arquitetura e influencia sua sensação de bem-estar e harmonia.

Antes de falarmos sobre os harmonizações e significados, é importante entendermos como enxergamos as cores.

As cores são percepções visuais causadas pela a ação de ondas do espectro eletromagnético em células especializadas da nossa retina. A cor de um determinado objeto é resultante do comprimento dessas ondas que são refletidas por ele.



Também há a diferença da cor luz (aditivas) e a cor pigmento (subtrativas). O primeiro subgrupo possui como cores primárias o vermelho, o verde e o azul, da sigla em inglês de RGB. Em que a cor final é alcançada pela a adição de ondas nas cores primárias. Um exemplo seria os objetos que emitem luz como celulares, computadores e televisões.

As subtrativas são usadas na mistura de pigmentos ou corantes. Nesse subgrupo, as cores primárias são o ciano, magenta, amarelo e o preto. Esse modelo é chamado de CMYK.

Já as cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias. E as cores terciárias são a mistura de cores primárias com secundárias.



No círculo cromático, as cores visíveis do espectro são organizadas para que possamos entender como uma cor pode ser combinada com as demais.


As harmonizações podem ser:

- Monocromática: é uma harmonização com a variedade de luminosidade e saturação de uma única cor do círculo cromático. São combinações simples, elegantes e de fácil percepção ao observador.

- Análoga: Combinação de cores vizinhas no círculo. É uma harmonização fácil de criar como a monocromática porém um pouco mais rica.

- Complementar: é a harmonização de cores que estão opostas. Tem bastante contraste e funciona ainda melhor quando combinamos cores frias e quentes.

- Triádica: conjunto de três cores que tenham a mesma distância entre elas, formando um triângulo equilátero. As cores primárias são triádicas, assim como as secundárias e as terciárias. Tem alto contraste mantendo a riqueza e equilíbrio entre as cores.


E me conta, qual a sua cor e harmonização preferida? Comenta aqui pra gente (:


beijo,


Alana


TWIIN

16 visualizações1 comentário
0